"FOGO NO CANAVIAL" (Mt 11, 20-24)
Durante 5 anos, atendi a Paróquia São Josão Batista, em São João do Ivai. Na verdade, foram 5 anos e 27 dias. Foi minha primeira Paróquia. Procurei fazer um bom trabalho. Estava aprendendo ser Padre, embora sabemos que o aprendizado dura a vida toda. Procurei acompanhar as comunidades rurais com muita dedicação. Já gostava de visitar as famílias e benzer as casas. Que saudade da Diaconia São Sebastião da Água da Jabuticaba; da Água do Maninho; de Ubauna; da Igrejinha Santo Antonio; da Água Rica; Água do Glória... Quanta troca de experiência!!!
Quanta produção de alimento! Alí estão as melhores terras do mundo. Pena que muitos proprietários preferiram plantar cana para abastecer as usinas de álcool diminuindo a produção de alimentos tão necessários para erradicar a fome no mundo! Os canaviais, além de prejudicarem a produção de alimentos, causam tanta poluição e prejudicam as estradas estragando os asfaltos com o tráfego de grandes caminhões que levam a cana até à usina. Em se tratando de poluição, são 4 campos atingidos: 1) Forte mau cheiro; 2) Poluição na água (córregos e mananciais); 3) Fumaça. Muita fumaça; 4) Cinza. Muita cinza...
No tempo da safra da cana, era muito triste! O sol ficava vermelho e as calçadas ficavam cheias de cinzas. Tinha que ter muito cuidado com as roupas no varal. Frequentemente havia roupas manchadas. Cinzas, muitas cinzas! Muitas vezes até a cabeça da gente ficava cheia de cinza. Lembrava-me sempre daquilo que Jesus falou no Evangelho sobre a conversão! Depois de condenar a insensibilidade do povo de Corazim, Betsaida e Cafarnaum diante de sua pregação, falou de Sodoma. Se naquela cidade tivessem sido realizado os milagres que aconteceram em Corazim, Betsaida e Cafarnaum as pessoas teriam se convertido e se coberto de cinza (Mt 11, 20 - 24). Cinza é sinal de arrependimento!
É por isso que, no começo da Quaresma, realizamos a Missa das Cinzas. Cinzas nas cabeças são apenas sinais de conversão. Mas não basta apenas cinza na cabeça e nem no corpo todo, se fosse possível. É preciso mudança de comportamento, mudança de vida, de mente, de coração. Jesus advertiu aquelas 3 cidades por não terem se convertido diante dos milagres operados e das palavras pregadas. Entendo que tenho que me converter a cada dia. Sei que não há ninguém convertido. Todos estamos em processo de conversão.
Quem disser que já está cem por cento convertido, na verdade está muito perto da condenação. Nunca se deve acomodar. Não devemos nos descuidar. Como dizia Santo Agostinho e o Padre Zezinho canta; "Tenho medo do Cristo que passa, me oferece uma Graça eu lhe digo que não" (É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa....). Por isso devemos aproveitar as oportunidades que temos de encontrarmos Jesus e fazermos nossa conversão. Devemos aproveitar os cursos e encontros os movimentos e pastorais que nos ajudam no processo de conversão. A conversão é um processo dinâmico entre trabalho e oração. É precisiso rezar e trabalhar. Por isso é que não me canso de convidar a todos para rezarmos juntos e trabalharmos unidos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário