quarta-feira, 2 de março de 2011

Verdadeiro sentido do CARNAVAL


Pode acreditar: o carnaval tem origem cristã.

Muitos se perguntam qual é a verdadeira origem do carnaval.

O carnaval se originou da palavra “Carne vale”, também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. A liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, fez com que os católicos criassem um nome para tal festividade.

Papa São Gregório Magno, teria dado ao ultimo domingo antes da Quaresma, o título de “dominica ad carnes levandas”; a expressão haveria sido sucessivamente, carneval ou carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

A cada ano que passa o verdadeiro sentido do carnaval vai perdendo-se. A festa passa ter um sentido somente da carne, carne humana. Muitos buscam realizar os prazeres da carne nesse tempo, como bebendo desmasiadamente, tendo relações sexuais antes do casamento… mas quando passa o período carnavalesco o vazio interior bate. Um vazio de uma vida que não se teve sentido.

É hora de revermos como estamos vivendo o nosso carnaval. Estamos buscando entrar nas ciladas que o inimigo armou para nós, fazendo que caiamos nos prazeres da carne ou estamos deixando Deus nos conduzir para que possamos viver verdadeiramente o início de uma quaresma a ser bem vivida?

Pense nisso!

Deus abençoe!

Pe. Vicente scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário