sexta-feira, 25 de março de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

"DENGUE FEVER"

Os alunos KATSUMI, ARTEMIO, LUCAS AUGUSTO E MATHEUS do 3º "A" matutino, montaram um video sobre a Dengue, apresentado na aula de Inglês da professora Lucinéia, com o tema: DENGUE FEVER. E como o trabalho ficou show de bola, aqui está o video para que todos possam curtir. Valeu meninos.


quarta-feira, 23 de março de 2011

DIA DE COMBATE A DENGUE

No dia 15 de março de 2011 alunos e professores do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande em parceria com o Departamento de Saúde, realizaram o Dia de Combate a Dengue, toda a Escola se mobilizou em atividades de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue.
As atividades começaram com um Concurso de Redação, seguindo para a confecção de Cartazes de Prevenção e Combate a doença e encerrando com a caminhada pelas ruas da cidade.





DIA DO PATRULHEIRO ESCOLAR



O Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande de Marilândia do Sul, no dia 15 de março de 2011, no período matutino, comemorou os 3 anos de trabalho da Patrulha Escolar, oferecendo um café da manhã. Estiveram presentes os policiais Cabo Firmino, que atende nossa Escola e municipio, o Sargento Joane, o Diretor Ivonei, pedagogas e professores do Colégio. Foi ressaltado o trabalho realizado e agradecido a presença constante do Patrulheiro em nossa escola, dando apoio no sentido pedagógico da correção.


O que é a Patrulha Escolar?
 
A Patrulha Escolar Comunitária é a alternativa inteligente que a PMPR encontrou para assessorar as comunidades escolares na busca de soluções para os problemas de segurança encontrados nas escolas. Problemas esses que se faziam presentes em quase todos os estabelecimentos de ensino, comprometendo a segurança dos alunos, professores, funcionários e instalações dos estabelecimentos.
A Patrulha Escolar Comunitária (PEC) trabalha em vários programas nas escolas, exemplo disso o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), além de realizar atividades complementares como patrulhamento diferenciado, interação com a comunidade e autoridades locais, aconselhamento aos alunos, mediação e resolução de conflitos, operação busca pessoal (preventiva e por suspeita), operação vizinhança escolar segura, palestras interativas, palestras sobre segurança na escola e de prevenção às drogas, entre outras atividades.

"Patrulha Escolar do Paraná, ajudando a escola a construir um futuro melhor para a nossa nação."






terça-feira, 22 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Verdadeiro sentido do CARNAVAL


Pode acreditar: o carnaval tem origem cristã.

Muitos se perguntam qual é a verdadeira origem do carnaval.

O carnaval se originou da palavra “Carne vale”, também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. A liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, fez com que os católicos criassem um nome para tal festividade.

Papa São Gregório Magno, teria dado ao ultimo domingo antes da Quaresma, o título de “dominica ad carnes levandas”; a expressão haveria sido sucessivamente, carneval ou carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

A cada ano que passa o verdadeiro sentido do carnaval vai perdendo-se. A festa passa ter um sentido somente da carne, carne humana. Muitos buscam realizar os prazeres da carne nesse tempo, como bebendo desmasiadamente, tendo relações sexuais antes do casamento… mas quando passa o período carnavalesco o vazio interior bate. Um vazio de uma vida que não se teve sentido.

É hora de revermos como estamos vivendo o nosso carnaval. Estamos buscando entrar nas ciladas que o inimigo armou para nós, fazendo que caiamos nos prazeres da carne ou estamos deixando Deus nos conduzir para que possamos viver verdadeiramente o início de uma quaresma a ser bem vivida?

Pense nisso!

Deus abençoe!

Pe. Vicente scj