segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mensagem para o dia 02 de agosto

 "CHEIRO DE TERRA" (Mt 15, 1-2,  10-14)
  
                                                                                                             Durante o tempo que fui Pároco em São João do Ivaí, um dos trabalhos que fiz com muita dedicação foi na Pastoral da Terra. Tinha uma equipe muita boa que me ajudava. Lembro-me de Valdomiro Silva, Rosa de Mello, Vilmar, Diácono Zézinho...  Fizemos várias reun´~oes em São jOão e em outras Paróquias falando da importância da trrea como fonte de alimento e de Vida! Uma das visitas que marcou muito foi em Jacutinga. Paróquia de onde saí para ser Padre. Me lembro como hoje, no final do encontro plantamos uma muda de Ipê na Praça da Igreja. Hoje é uma árvore "grandona" e está alí como um marco do nosso amor pela terrra.
                                                                                                             Entre tantas coisas que falávamos, lembro-me da insitência em dizer que terra não é sujeira, não é impureza. Terra é Fonte de Vida! Terra produz alimento! Terra tem água pura! Impureza, sujeira é o lixo que jogamos na terra. Papel, plástico, ferro, lata, etc...  Isso sim é impureza, sujeira. a Terra Pura é até remédio. Muitas doenças são tratadas com barro de terra pura. A insistência era grande para evitar a poluição e defender a terra.
                                                                                                              Em se tratando de impureza, Jesus Cristo tem uma Palavra poderosa sobre isto. Ele afirmou que o que deixa uma pessoa impura não é o que come nem o que bebe, mas aquilo que sai do coração edo pensamento. Saõ as Palavras, são as ações (Mt 15, 1-2,  10-14). Os farizeus ficavam preocupados com a limpesa de copos e talheres, lavasr as mãos e não se preocupavam com aquilo que era mais importante: Comportamento moral e social. Essa Palavra de Jesus continua valendo também pra nos. Muitas vezes ficamos preocupados com detalhes sem muita impotância na celebração da missa, nas vestes, nas toalhas do altar, no tamanho do altar e deixamos de lado coisas mais importantes, como: a fé, o acolhimento, o entusiasmo, a harmonia, a alegria, etc.. Temos a tendência de ficar presos a regras e normas, rublicas e manuais. E por isso muitas vezes, deixamos de viver a vida intensamente em todo seu mistério maravilhosos. Precisamos mudar, converter, melhorar!  Vamos fazer isso juntos. Rezemos juntos e trabalhemos unidos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário